É um importante aliado do proprietário no que diz respeito à criação de animais de companhia, tanto caninos como felinos, independente do sexo.

A castração na época certa só tem vantagens no que tange à saúde, área comportamental e longevidade do animal de estimação. Além de ser uma cirurgia relativamente simples e de recuperação rápida em seu pós cirúrgico, esse procedimento tende a elevar a expectativa e a qualidade de vida do animal.

A castração ou esterilização também evita, no caso dos machos, as fugas (felinos principalmente), demarcação de território, comportamento agressivo, entre outros. No que diz respeito às fêmeas, a esterilização é um procedimento mais invasivo, porém os benefícios para a saúde são bem mais marcantes, evitando problemas mais graves como piometra (infecção uterina), tumores mamários, prenhez indesejada, além da pseudociese (gravidez psicológica) e o stress na época do cio.

Deve-se ter em mente também que com a castração evita-se que determinados genes considerados  “defeituosos” sejam transmitidos às crias como problemas articulares, cardiorrespiratórios e comportamentais, para citar somente alguns.

Por todos esses motivos é importante que o proprietário tenha em mente a finalidade para a qual adquiriu o seu “amigo”, se para companhia ou criação, para que haja uma maior harmonia homem-animal.

castracao